Fotoletras Poéticas

Escrever, fotografar: eis a poesia do sentir; eis a poesia do olhar! Fotografar o que se vê, escrever o que se sente!
Eis-me aqui...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Pa-ciente

Karina Araújo Campos

Você pergunta:
_ Por que você está aqui no Galba?
- Tenho esquizofrenia. É isso...
Eu me pergunto:
- Há alguém mais consciente de si aqui?
...
Os meus ouvidos são apenas escuta,
De palavra sãs, de frases insanas,
De delírios divinos, de delírios profanos,
De cabeças alucinadas...

Eu escuto,
Sua subjetividade humana
Portadora da deusa da loucura!

Dedico aos esquizofrênicos, cujas entrevistas me tornaram mais Humana!


“A loucura é jovem, muito jovem...
Mesmo sendo estudante de Psicologia percebi um certo temor, um certo não, um grande temor dos estudantes em se tratar com essa jovem: a loucura.
O medo do desconhecido, o medo da subjetividade louca, o medo de cada reação humana psicótica, ou de cada psicose com suas características diagnósticas... Estamos lidando acima de tudo com a subjetividade humana. O preconceito é muito grande. Acredito que, além do conhecimento técnico é preciso muito mais para ser um profissional na área da saúde mental. É preciso afeto na profissão. A afeição profissional, aquela que dá ao profissional motivação suficiente para lidar com as doenças mentais e saber das suas particularidades e diferenças, das semelhanças e da singularidade de cada psicótico, de cada transtorno, de cada patologia, de cada sorriso, de cada lágrima. São seres humanos, acima de tudo. A patologia é apenas um detalhe. E este detalhe é a grande diferença na sociedade.”

Karina Araújo Campos
Nota: 2008 - Estudante de Psicologia – Percepção diante das aulas de observação no Hospital Galba Veloso


Todos os direitos reservados ao autor. Não autorizada cópia. Indique a leitura através deste site http://www.fotoletraspoeticas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Obrigada!

Obrigada por visitar este blog!
Seja sempre bem-vindo e volte sempre!
Suas sugestões, críticas, comentários são de grande valia para meu crescimento!
Abraço fraterno,

Karina Campos